O Reiki se encontra ao alcance de todos inclusive crianças, anciões e pessoas doentes. Todos podemos ser um canal de Reiki, não existe limite de idade nem condição prévia alguma exigida.
O treinamento da técnica não é demorado podendo cada nível ser ensinado em seminários de apenas dois dias, sendo 04 horas em cada dia totalizando 08 horas por nível.
É uma técnica segura, sem efeitos colaterais ou contra-indicações, compatível com qualquer tipo de terapia ou tratamento convencional.
Não é um sistema religioso, filosófico, com restrições e tabus. Não utiliza talismãs, preces, mentalizações, visualizações, fé ou qualquer objeto para sua aplicação prática.
A técnica não fica obsoleta, sendo a mesma a milhares de ano.
Após a sintonização energética ocorrida durante o seminário, você poderá aplicar Reiki, imediatamente, pelo resto da sua vida mesmo que por um longo período não o faça. Não há necessidade de nova ativação para o mesmo nível.
A energia não é polarizada. Sem positivo ou negativo (Yin e Yang).
Reiki pode ser aplicado no local ou à distância com sucesso.
Rompe tempo e espaço, permitindo reprogramar eventos passados e coordenar eventos futuros.
A energia não é manipulativa, o praticante simplesmente coloca as mãos e a energia flui na intensidade e na qualidade determinada por quem a recebe.
Não é necessário despir o paciente durante a aplicação, pois a energia penetra através de qualquer coisa.
O terapeuta não precisa conhecer o diagnóstico da patologia para efetuar com sucesso o tratamento.
O Reiki energiza e não desgasta o praticante, pois a técnica não se utiliza do "Chi" ou "Ki" do praticante, e sim da Energia Vital do Universo.
É um ótimo recurso para equilibrar os sete principais Chakras que estão localizados da base da coluna ao alto da cabeça.
Alivia rapidamente dores físicas.
Serve para o auto-tratamento, tratamento de outras pessoas, animais e plantas igualmente.
O Reiki atende a pessoa de forma holística, nos corpos físico, emocional, mental e espiritual, não visando apenas a supressão da patologia, mas a volta a um estado natural e desejável, de bem estar e felicidade.
A prática Reiki está inserida no contexto das práticas terapêuticas alternativas reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (O.M.S) .